Obtuários

Ibiraçuense mais idosa morre aos 106 anos

Postada em:

Faleceu nesta segunda-feira (16) a mulher mais idosa nascida no Município de Ibiraçu. Dona Rosaria Pinto de Jesus completou 106 anos no último dia 21 de fevereiro. O ano de seu nascimento, 1912, foi marcado pelo grande feito de Henri Ford, que lançou naquele ano a primeira linha de montagem industrial de automóveis. Foto: Rodrigo Barbosa 

Quando tinha 12 anos, dona Rosaria viveu a época da 1ª guerra mundial, ocorrida entre 1914 a 1018 e, mais tarde, viveu também a época da 2ª guerra mundial.

Tia avó de Rodrigo Barbosa, fotógrafo e grande parceiro do Site Aracruz, dona Maria viveu os últimos 05 anos em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte MG, onde foi muito bem acolhida pela sobrinha, Léia Barbosa de Sousa, e pelo marido dela, Divino Valentino de Souza, pais do fotógrafo.

Segundo Rodrigo Barbosa, seus pais tinham muita satisfação em cuidar de dona Rosaria. Ele acrescenta que a longevidade é uma marca de família. “Ela tem um irmão também centenário e outro que está quase lá. Seu José Pinto tem 101 anos e seu Antônio Pinto tem 99 anos. Os dois moram no Centro de João Neiva, onde cresceram, mas na época, a região ainda pertencia a Ibiraçu”, afirmou o fotógrafo.

Dona Rosaria sofreu um acidente vascular cerebral-AVC há uns três meses. Na última semana não vinha se alimentando bem e foi internada em um hospital de Belo Horizonte, onde faleceu nesta segunda-feira. O corpo de dona Rosaria sepultado em Contagem.