Meio Ambiente

Período reprodutivo do caranguejo-uçá será objeto de pesquisa no ES

Postada em:

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Seama) consolidou um termo de cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) para o desenvolvimento de um projeto que determina os períodos reprodutivos do caranguejo-uçá (ucides cordatus) nos manguezais de Vitória e Anchieta. Um investimento de R$219 mil. Foto: Divulgação

O projeto visa realizar, durante o período de 36 meses, pesquisa de cunho científico nos manguezais de Vitória e Anchieta, com o objetivo de determinar os períodos reprodutivos de andada do caranguejo ucides cordatus, classificando cada dia de atividade reprodutiva conforme sua intensidade e medindo parâmetros ambientais que possam influenciar o comportamento reprodutivo da espécie.

Considerando que a determinação dos períodos mais adequados para o defeso é apenas uma parte para a evolução da espécie, outro objetivo a ser alcançado na pesquisa é a mensuração da densidade populacional, a dimensão corporal e outros aspectos biológicos que poderão contribuir no futuro para a estimativa do potencial pesqueiro da espécie.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, o resultado da pesquisa virá com um grande ganho para os catadores e as instituições envolvidas. “Os caranguejeiros terão maior assertividade na determinação do defeso, além disso a pesquisa vai aumentar o grau de confiança na compatibilização entre o período de interdição de captura e o período reprodutivo real da espécie”, completa o secretário.

De forma mais ampla, toda a coletividade será beneficiada, por conta da conversão dos resultados da pesquisa em políticas públicas mais efetivas, contribuindo para a preservação ambiental desses ambientes.

Até este momento, a definição dos períodos de defeso é realizada em função da observação do comportamento da espécie, realizada por técnicos das Prefeituras e representantes das comunidades de caranguejeiro, que detêm o conhecimento tradicional e cuja participação nas reuniões de definições do período tem sido essencial. 

O coordenador-geral da pesquisa será selecionado a partir de processo de chamada pública, coordenado pela Seama e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), para o qual apresentará a proposta de trabalho e equipe técnica, conforme requisitos apresentados na chamada pública. Após sua seleção, o coordenador será contratado pela Fapes via termo de outorga.

 

Caranguejo Uçá

A espécie de Caranguejo Ucides cordatus tem distribuição nos ambientes de manguezais desde o Estado de Santa Catarina até a Flórida (EUA), sendo uma espécie central no ecossistema de Manguezal. Além da importância biológica, o caranguejo também é fonte de subsistência para inúmeras famílias de pescadores e catadores tradicionais, que têm no caranguejo-uçá complemento ou mesmo fonte exclusiva de renda.