Turismo

Praias de Aracruz ganham placas de identificação

Postada em:

As placas forma colocadas ao longo da orla de Aracruz facilitando o acesso do turista

 

Os turistas que passarem pela orla de Aracruz poderão identificar as belas praias do município por meio de grandes placas azuis que foram implantadas nas estradas que dão acesso a esses lugares. Trata-se de uma ação conjunta das secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Cultura e Comunicação da prefeitura de Aracruz para facilitar o acesso do cidadão às principais praias da cidade.

Uma outra razão para as praias ganharem uma identificação, foi o fato de muitos turistas que aqui passam todo o ano, ainda não conhecerem outras praias, além das mais tradicionais. Ao todo, o município conta com 13 praias, algumas delas com características únicas no estado do Espirito Santo.

Como por exemplo a Praia de Gramuté, localizada no extremo sul, ao lado do portal, abrange enseadas virgens, cercadas de árvores de restingas que propiciam uma aconchegante sombra à beira – mar. Para acessá-la, basta seguir uma trilha que desce pelas falésias coberta pela Mata Atlântica abaixo do Portal de Aracruz. São enseadas pedregosas, com pequenas piscinas naturais onde é possível tomar deliciosos banhos e praticar o mergulho esportivo, sobre extensas plataformas de recifes submersos.

Suas areias grossas e douradas são sombreadas por centenárias árvores de avicênias, que embelezam a paisagem. Nesse trecho de litoral já foram catalogados cerca de 150 espécies de moluscos, 200 crustáceos e 100 diferentes tipos de algas. Localizada no Distrito de Santa Cruz, na Rodovia ES-010.

Para quem gosta de um lugar bucólico, a Praia de Putiri, situada a 20 km ao norte do distrito de Santa Cruz, é pequena e aconchegante. Formada por uma enseada, sendo conhecida por ser uma praia bucólica, ideal para o descanso e a contemplação. É rica em algas e fauna marinha, com água límpida e temperatura variando de fria para temperada, tem pedras na areia grossa e ondas fracas.

Há também praias com características mais deserta, como a Praia dos Quinze, uma espécie de enseada com águas calmas e límpidas. No local existe um bom remanescente de vegetação de restinga preservada. Há também presença de arrecifes e plataformas de pedras submarinas para prática de mergulho. Mantém seu aspecto de praia deserta e selvagem. Ótimo para banho, caminhada e descanso.