Educação

Fórum debaterá fortalecimento dos Conselhos Escolares em Aracruz

Postada em:

A Fibria e a Secretaria Municipal de Educação de Aracruz promovem nesta quarta-feira (dia 13), a partir de 18h, um Fórum Municipal para debater o fortalecimento dos Conselhos Escolares do município. O evento faz parte do Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) e busca contribuir para a melhoria da Educação nos municípios com operações de empresas do Grupo Votorantim. Isso ocorre por meio da qualificação de práticas de gestão educacional e escolar e da mobilização social da comunidade. No Espírito Santo, o Grupo Votorantim é representado pela Fibria.

 

O fortalecimento do Conselho Escolar é uma das ações da frente de mobilização social do terceiro ciclo do programa PVE. O debate sobre o tema é aberto a toda a sociedade. O Fórum contará com a palestra de abertura proferida pela psicóloga Luciene Cavalheri, que irá debater a importância da participação dos pais na vida escolar.

Os Conselhos representam as comunidades escolar e local, atuando em conjunto e definindo caminhos para deliberar sobre as ações que são de sua responsabilidade. “Eles representam um lugar de participação e decisão, um espaço de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a gestão democrática. Por isso é importante que todos participem do debate para seu fortalecimento”, ressalta a consultora de Sustentabilidade da Fibria, Sandra Martins de Oliveira.

Além das ações de mobilização, o terceiro ciclo do PVE conta com ações na frente de gestão. Uma delas acontece na manhã do dia 13 de setembro, quando os diretores das escolas farão uma visita à Fibria, em Aracruz, para dar continuidade à capacitação sobre o tema “Avaliação participativa para melhoria da aprendizagem”.

O PVE está sendo realizado este ano em 50 municípios de 16 estados do Brasil. No Espírito Santo, o programa ocorre em Aracruz, Conceição da Barra e Montanha.

 

Serviço

Fórum Municipal de Fortalecimento dos Conselhos Escolares no Município de Aracruz.

Dia: 13/09 (quarta-feira)

Horário: 18h às 20h30

Local: Auditório do IFES – Bloco C - Campus Aracruz - Av. Morobá, 248 - Morobá, Aracruz

 

Programação:

18h - Recepção

18h30 - Solenidade de abertura

19h - Palestra Principal – Luciene Cavalheri

        Tema “A importância da participação dos Pais na Vida Escolar”

19h40 - Fala dos Jovens do Grêmio Estudantil “Escola Primo Bitti”

20h - Apresentação Boas Práticas

          Representantes do Conselho do CMEM Mario Leal

          Maria Ghidette Rosa – SubSecretaria de Educação de Aracruz

20h30 – Encerramento