Educação

Estudantes de Aracruz e João Neiva conquistam bolsas de estudos para intercâmbio na Inglaterra

Postada em:

O sonho de estudar fora do Brasil para aprender inglês pode parecer distante para estudantes de escolas públicas, mas a determinação tornou esse sonho em realidade para dois estudantes de Aracruz e uma de João Neiva, que estão com viagem marcada para este sábado.

Os contemplados são Thamires Crispim Ferreira, 16 anos, estudante do 2º anos do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ermentina Leal, localizada em Vila do Riacho, Aracruz; Daniel Hand, 18 anos, estudante de 3º ano do ensino médio na EEEFM Monsenhor Guilherme Schmitz, Sede, Aracruz e Ester Guastt dos Santos, 16 anos, que estuda na EEEFM João Neiva, no Centro de João Neiva.

A possibilidade de estudar fora do País surgiu através do Programa Intercâmbio, da Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Conselho Britânico, que ofereceu 100 bolsas de estudos para intercâmbio na Inglaterra, Chile, Canadá e Estados Unidos para cursos de inglês e espanhol. Foto capa: (Todos os capixabas contemplados)

Na fase inicial, vários estudantes da rede estadual foram escolhidos por desempenho e indicados por suas escolas para cursarem inglês ou espanhol. Foi também pelo ótimo desempenho no curso de línguas que Thamires, Daniel e Ester acabaram foram selecionados.

Os três estudantes disseram que logo que souberam da possibilidade de estudar no exterior tiveram isso como objetivo, que agora foi alcançado. Para ganharem a bolsa, os estudantes enfrentaram uma entrevista oral, prova com trinta questões objetivas e três discursivas em inglês, além de uma redação em português. O resultado foi conhecido em janeiro deste ano, mas a viajem acontece neste fim de semana.

Eles farão estudos de aprofundamento no inglês em instituição especializada no ensino de línguas, no período aproximado de três meses; residência em casa da família estrangeira, devidamente cadastrada no programa de intercâmbio da agência contratada, incluindo duas refeições diárias; Seguro saúde, vistos consulares, ajuda de custo, emissão de passaporte, passagens aéreas e vale transporte para locomoção no período do curso.

A dupla de Aracruz vai estudar no Oxford House College, em Oxford, enquanto a Joaoneivense, que mora no Bairro Vila Nova de Cima, estudará na escola de mesmo nome, só que na cidade de Stratford-upon-Avon , onde nasceu e viveu o dramaturgo William Shakespeare.

                         Daniel e Thamires - Estudantes de Aracruz

“Estou muito ansiosa e quero muito ir para aproveitar ao máximo essa oportunidade”, disse Thamires ao Site Aracruz.

“Minha família ficou um pouco preocupada, mas todos estão muito felizes com o significado que esse intercâmbio pode ter na minha vida” afirmou Ester. mãe Christian Guastti dos Santos.

                 Ester e a mãe Christian Guastti dos Santos

Para Daniel, o intercâmbio é muito mais do que aprender um idioma. “Vou ganhar experiência com uma nova cultura vivendo com uma família inglesa”, concluiu o jovem, que já teve o primeiro contato com os ingleses que abriram as portas para hospedá-lo por três meses.

Se bem aproveitada, a oportunidade pode não ser única. Em 2016, a também capixaba Jussara Azevedo Pereira foi selecionada para estudar inglês nos Estados Unidos e devido a sua dedicação e rendimento, ganhou mais uma bolsa diretamente da escola onde estudou.

Os três estudantes de Aracruz e João Neiva embarcam neste sábado (05), às 6h30 da manhã, no Aeroporto de Vitória.