Educação

Professores definem data para votação decisiva sobre greve

Postada em:

Mais de cem professores participaram hoje da primeira parte da assembléia de avaliação de participação e repercussão do movimento que luta por reajuste salarial para a categoria. Os professores se reuniam depois das 10h, no salão do Elísio, localizado no Centro de Aracruz, próximo ao RDC. A categoria se encontra em estado de greve (podendo paralisar atividades a qualquer momento) desde o dia 29 de julho, data em que a câmara aprovou o reajuste de 2% para a categoria, enviado pelo poder executivo. O percentual, no entanto nunca chegou a ser negociado com a categoria. Mesmo, assim, o reajuste, considerado muito baixo pelos professores, foi pago na folha de referente ao mês de julho.

Everson Santos Soeiro, que faz parte da coordenação municipal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo – SINDIUPES, afirmou que em nenhum momento a prefeitura aceitou abrir negociação salarial com a categoria. “O máximo que conseguimos foi um encontro, através de um pedido de vereadores, para que o prefeito Marcelo Coelho explicasse o motivo de não abrir negociação salarial com a categoria”, disse

Ainda segundo Soeiro, o motivo alegado pelo prefeito foi que a prefeitura não teria condições de dar um reajuste maior do que os 2% aprovados, devido às perdas de arrecadação previstas.

A categoria reivindica um reajuste de 13,1% de acordo com a Lei do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica.

Diante da atual situação, a categoria já definiu uma data específica para votar exclusivamente a greve. A assembléia que definirá se cerca de quinze mil alunos ficarão ou não sem aulas , ocorrerá no dia 1 de setembro, a partir das 10h, no salão do Elísio. No mesmo local, começou às 16h desta terça feira, a segunda parte do encontro para avaliação do movimento.