Educação

Alunos de escola técnica constroem veículo e ajudam cadeirante

Postada em:

Um gesto nobre que exigiu muito tempo e dedicação. Foi assim que alunos de uma escola técnica de Aracruz encontraram uma solução para ajudar um deficiente físico a se deslocar por distâncias maiores em sua cadeira de rodas. O grupo de cinco alunos do curso de Técnico em Mecânica da escola técnica Premier construiu um veículo que possibilita o deslocamento de uma cadeira de rodas por distâncias maiores. Chamado de handbike, o veículo é movimentado por um pedal semelhante ao de uma bicicleta comum, só que utilizado nas mãos. As rodas também são mais apropriadas para pisos desnivelados. Basta subir com a cadeira de rodas, travar a rampa e sair pedalando.

A ideia partiu do aluno Wellington de Jesus Pereira, que já conhecia as dificuldades enfrentadas pelo cadeirante Claudio Silva de Souza, morador do município de Pedro Canário, norte do ES. Por indicação médica, Claudio não pode adquirir uma cadeira de rodas elétrica para não ficar sedentário. Com a cadeira de rodas que possui, ele só tem condições de se locomover por pequenas distâncias, principalmente devido ao fato de a maioria das ruas da cidade ser calçada com paralelepípedos, o que provoca grande trepidação.

Como a sugestão de Wellington daria grande ajuda ao Claudio, a ideia logo foi bem aceita pelos colegas. “Nós tínhamos que desenvolver um projeto como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e essa era uma ótima oportunidade de ao mesmo tempo ajudarmos alguém. Vimos algo parecido na internet e gostamos da idéia. É grande a satisfação de ajudar na locomoção de uma pessoa tornando-a menos dependente e facilitando sua interatividade com a sociedade” disse Wellington.

Feliz ao saber que logo poderá fazer longos passeios, Claudio agradeceu aos estudantes. “Isso me incentiva a chegar mais longe e a nunca cair na tentação da desistência. Que Deus abençoe a vocês do grupo e que suas criatividades cheguem ainda mais longe”, afirmou.      

Da elaboração do projeto até a conclusão do handbike, foram cerca de 75 dias de dedicação por parte dos alunos. O investimento de R$ 850,00 foi patrocinado pela própria escola. O veículo agora passará por alguns ajustes e logo será entregue ao Claudio pelos próprios estudantes.

Sob a orientação do professore Jaderson Tonon e apoio do professor Patricio Santana de Oliveira, participaram do projeto os estudantes Wellington de Jesus Pereira, Maikon Ribeiro Passos, Juliano Francisco Martins, Vinicius de Orecchio e Belício Moreira Ricardo Neto.  

No vídeo abaixo, um dos estudantes mostra como funciona o handbike. É ele quem também está na foto.